Olá amigos, perguntaram-me se eu dava a minha opinião sobre as novas oportunidades e eu aceitei de imediato, pois penso que é realmente uma grande oportunidade para qualquer pessoa aprender mais e ter uma mais-valia, para além de puder exibir um certificado de competências.
O que posso dizer sobre as novas oportunidades na vida das pessoas?
Bem, cá vai então a minha opinião sobre este assunto, eu que tenho, 51 anos, e estou a fazer o 12º ano, e penso que sou o mais velho do grupo, ou pelo menos daqueles que estão comigo neste percurso.
Penso que as pessoas ao longo da vida vão perdendo grandes oportunidades, como por exemplo estudar, uns porque não tiveram condições financeiras, outros porque simplesmente optaram por não estudar mais, como foi o meu caso. Mas, meus caros amigos, as coisas vão andando e nós vamo-nos apercebendo que ter os certificados e ter conhecimentos, são indispensáveis…dou um exemplo, posso ser um óptimo condutor, mas se não tiver carta de condução, não posso conduzir nas vias públicas.
Ter conhecimentos, aprender, não só faz-nos sentir melhor, como se abrem novas portas, desde melhores empregos, logo mais bem remunerados, a outras coisas como por exemplo lugares de destaque na sociedade em que estamos inseridos.
Não existem motivos para que as pessoas não aprendam, porque agora com toda a informação que temos, e com as novas oportunidades, aprender nunca pode ser um problema e não admito que me digam que já não tem idade para isto, ou que o que tinha que aprender já aprendi, ou outras coisas no género, isso é tudo desculpas de uma pessoa que quer ser ignorante… porque ignorante não é o que não sabe, mas aquele que se recusa em aprender.
Eu estou a fazer este curso, sinto-me bem com isso, sinto que estou a valorizar-me e perdoem-me esta atitude… faz-me elevar o ego, para além de ocupar o meu tempo, com assuntos de interesse
Por isso, recomendo e aconselho vivamente a todas as pessoas a aproveitarem realmente as novas oportunidades, dá-nos os certificados, faz-nos bem, cultiva-nos e pode realmente abrir novas portas, novos horizontes.
Um abraço
Joaquim Oliveira
Mais formação, mais conhecimento
Foi-me proposto que participasse numa formação "escola de pais", do agrupamento de escolas EB 123 de
Quando pensei em participar, não fazia idéia do que seria essa formação, mas para ser honesto comigo próprio, nunca pensei que fosse desta maneira, que a temática fosse "relacionamento entre pais e filhos, métodos e atitudes". Formação de 5 sessões.
Posso garantir que aprendi muito, posso e devo dizer que todos os intervenientes foram de uma abertura, total.
Se antes deste curso/formação me perguntassem se eu via a escola ou esta escola desta maneira, eu sem hesitar dizia, não, mas meus amigos, sou obrigado a retratar-me perante esta gente, esta escola.
Durante esta formação e mesmo no final, eu por momentos pensei que fôssemos nós os encarregados de educação a prestar-lhes um favor, que fôssemos nós a ensinar-lhes alguma coisa, porque desde a direção até aos convidados vindos de fora, toda essa gente mostrou uma disponibilidade e interesse naquilo que estavam a fazer (dar-nos formação) que honestamente eu não estava habituado. Por tudo isto e ainda por me terem ensinado a ver a esta escola de maneira diferente, o meu muito obrigado a todos.
Uma palavra também para a turma que serviu o jantar e para a sua diretora estiveram simplesmente fantásticos.
Parabéns a todos, assim eu gosto desta escola.
Um grande abraço para todos
Joaquim Oliveira
A minha opinião
Olá caros leitores, nesta primeira mensagem achei por bem falar-vos da nossa freguesia.
Há muitos anos atrás, Gondifelos foi uma freguesia de referência, tínhamos a estação do comboio, comboio esse que servia para transporte de mercadorias, logo, as pessoas que encomendassem algo mais pesado teriam que vir á estação de Gondifelos busca-las. Passava como passa a estrada Nacional 206 o que era e ainda é uma mais-valia.
As freguesias vizinhas e os seus habitantes sentiam-se claramente inferiorizados em relação a Gondifelos. Isto era no antigamente. Os tempos foram mudando, os meios de transporte eram outros, menos dispendiosos e muito mais práticos, o que fez com que já não justificasse o comboio de mercadorias, passou a ter comboio apenas de passageiros, os tempos foram mudando, os transportes também, o que deu origem a que acabasse o comboio.
Depois disso, ficamos também à frente, pois tínhamos 5ª e 6ª classe enquanto as outras freguesias vizinhas tinham escola apenas até a 4ª classe (ok, eu sei agora é 4º,5º e 6º ano), mais tarde passou a telescola e daí caminhamos até á escola que temos hoje EB 123.
Mas para isso foi preciso alguém arregaçar as mangas, foi preciso trabalhar. Éramos um povo unido, trabalhávamos todos em conjunto, nas horas das decisões estávamos sempre presentes, os que vinham de fora passavam a sentir a freguesia como deles também, todos se conheciam, mas meus amigos os tempos mudam e com o tempo as coisas também mudam. Hoje o que se vê em Gondifelos é muitas famílias inteiras que vieram de fora, o que faz com que não sintam a nossa freguesia, não estou a dizer com isto que essa mesma gente não seja de grande valor, até diria mesmo em alguns casos que eu conheço são gente muito boa, mas não sentem aquilo a que nós Gondifelenses sentimos. a freguesia …Mas meus caros amigos até nós os nascidos e criados em Gondifelos estamos uns para cada lado e isso não ajuda nada .
Caros amigos, leitores este jornal está a ser criado, não por mim, mas por alguém que também quer ver Gondifelos unido.
Para os que vieram de fora e residem cá este é um desafio para vocês, participem pois esta é também a vossa freguesia e como tal devem sentir isso nas veias, intervenham na junta de freguesia, no futebol, no rancho, no motoclub, nas actividades escolares assim como associação de pais e nas outras associações e organizações.
Como as duas associações que têm estatuto de
IPSS.
Para terminar o meu comentário de hoje, ajudem a unir Gondifelos e façam criticas ou façam elogios, mas meus amigos sempre pela positiva, destruir não nos dá nada.
Music Playlist at MixPod.com